FANTASTIKA: literatura fantástica, ficção científica e outras viagens

Curso de férias a respeito de literatura fantástica e ficção científica no Hussardos Clube Literário

Hoje é dia de falar do projeto-xodó! Fico tão feliz que tenhamos conseguido angariar material humano, uma sala e um tempo para discutirmos o assunto. 2014, obrigada.

O objetivo da oficina é delinear um panorama histórico sobre o fantástico na literatura em inglês do século XIX ao atual. A partir da leitura de contos e trechos de romances, a cada aula, será traçada uma “árvore genealógica”, cujos ramos serão formados por autores e subgêneros. É indicado a qualquer tipo de curioso. Serve para imaginar além e refletir, atividades que dão grande prazer aos seres humanos.

Serão quatro encontros às quintas-feiras:

[16/01] O primeiro será a respeito dos ‘precursores’ do tema: Júlio Verne, H. G. Wells, Edgar Allan Poe, Mary Shelley com seu Frankenstein.

[23/01] O segundo sobre o trio de escritores, “big three”, que consolida o gênero da ficção científica – Isaac Asimov, Arthur C. Clarke e  Robert A. Heinlein. Não está em moda verificar os acertos (e viagens) das previsões do Asimov para 2014? Acho que vem muito a calhar explicar melhor e refletir a respeito desses assuntos… Aliás, às vezes me pego pensando: o que são prêmios literários se o teu nome pode batizar asteroides? O Clarke e o Asimov receberam essa homenagem do astrônomo Schelte Bus.

[30/01] O terceiro sobre a “new left generation” (ainda denominada “new wave”, explicaremos) com alguns autores que fazem meus olhos valerem a pena: Ursula Le Guin, Philip K. Dick, Samuel Delany, Joanna Russ, John Brunner.

[06/02] O quarto, chegando mais pertinho aos dias de hoje, sobre os cyberpunks William Gibson, Bruce Sterling e Rudy Rucker.

A base teórica que utilizaremos é formada por obras dos críticos Darko Suvin, Damien Broderick, Fredric Jameson e Mark Bould.

O Fábio Fernandes é um dos grandes conhecedores do tema no Brasil – tanto por ser tradutor de mais de cem obras, quanto por ser escritor. O currículo dele é impressionante (não é todo mundo que fez curso de criação com o Neil Gaiman no ano passado), assim como a empolgação para conversar sobre o assunto. De minha parte, um pedaço de meu doutorado é a respeito do tema. E foram muitos desses livros que me alfabetizaram literariamente.

Continuidade

Se o curso de férias der certo, a ideia é dar continuidade às atividades de março a junho, quem sabe organizando uma publicação coletiva ao final, dado que no Hussardos há um ateliê de editoração. Como se trata de um projeto no qual queremos o envolvimento de todos os integrantes, os rumos podem ser muitos! Vai ser lindo. Venha, participa.

 

Resumo

Quintas-feiras, dias 16, 23, 30 de janeiro e 6 de fevereiro de 2014.

Duração: 10 horas, das 19h às 21h30min.

Valor do curso: R$ 300,00 (R$ 270,00 para sócios do clube)

Local: Hussardos Clube Literário. Rua Araújo, 154 – 2º andar. Próximo ao metrô República.

Inscrições: hussardos@gmail.com (o pagamento pode ser realizado no início do curso, dia 16/01, em cartão – se precisar de maiores informações, basta escrever um e-mail).

Related Posts

UA-4597471-4