IE_06 # | Literatura e pertencimento

O episódio hoje é sobre literatura e pertencimento. O podcast sobre a incrível vida de quem escreve conversa sobre a escrita como lugar de elaboração e de afetos. As convidadas Márcia Fráguas e Viviane Nogueira trazem comentários sobre obras de Claudia Rankine, Djamila Ribeiro, Hannah Gadsby e Maggie Nelson.

Pilar Gonzalez, locutora dos excertos de “Citizen” em inglês.

Visibilidade, orgulho e pertencimento são alguns dos temas do bate-papo. O episódio termina com a leitura das convidadas de poemas de Cecília Floresta e Lubi Prates. A locução em inglês dos textos de Rankine são de Pilar Gonzalez.

.

Principais obras mencionadas

Podcast Covil de Livros 103. Sr. Basso recebeu Bruno Motta e Ana Rüsche para falar sobre um dos mais livros que mudou a forma de se escrever romances policiais: “O Assassinato do Expresso do Oriente” de Agatha Christie. Pegue seu ticket e seu lugar no trem, apresente-se ao Hercule Poirot!

O que é lugar de fala? Djamila Ribeiro, editora Letramento, 2017.

Nanette. Stand up de Hannah Gadsby, Netflix, Austrália, 69 min, 2018.

Cidadã de Claudia Rankine. Seleção de textos de Citizen: An American Lyric publicados na Revista Serrote 28, tradução de Stephanie Borges.

Argonautas de Maggie Nelson, editora Intrísenca, tradução de Rogério Bettoni, 2017.

.

.

Márcia Fráguas é geminiana com ascendente em gêmeos, ou seja, é o duplo de si mesma e já foi muitas pessoas nessa vida. Trabalha com crítica e ensaio, atualmente é poeta em processo. Faz mestrado em literatura brasileira na USP, em busca das relações entre poesia e música popular. Gosta de café preto sem açúcar e canções de Paulinho da Viola.

Viviane Nogueira é graduanda em Psicologia no Instituto de Psicologia na USP. Poeta, participou da leitura “Em estado de fúria: dez poetas na Casa Plana”, com curadoria de Márcia Fráguas. Teve o texto “Natal” publicado no e-book “As Cidades e os Desejos” (Selo Editorial Aliás), o poema “um mais um” publicado pela Revista Ante, o poema “à trois” publicado na Revista Raimundo (Inverno-Primavera 2016 – Edição RaimundA).

 


Incêndio na Escrivaninha

Episódio #6| Literatura e pertencimento
Com Ana Rüsche
Outubro de 2018
Duração: 30 min
Rádio Sens Podcast

.
Episódios anteriores
#1 Escritores e suas casas
#2 Autoexigência: como lidar sem fritar
#3 Feiras e festivais literários
#4 Distopias e procrastinação
#5 Monstros!

.

Participe!
Entre no grupo no Facebook
Grupo no Goodreads
Ou use #incendionaescrivaninha no Facebook, Instagram ou Twitter.

Ouça
Na Rádio Sens Podcast
Assine com iTunes: http://bit.ly/IE_iTunes
Assine com Android: http://bit.ly/IE_Android
Feed dos episódios: http://wordpress.anarusche.com/feed/podcast
Assine a newsletter

 

Related Posts

UA-4597471-4