Por que ler os clássicos da ficção científica

Escrevi este artigo a respeito dos clássicos internacionais da ficção científica para a Editora Aleph. Desafiadora a tarefa e divertida, pois se trata de selecionar e organizar leituras. Listei 15 livros e muitas outras referências. Qual é o teu clássico da ficção científica?

.

Por que ler os clássicos da ficção científica

Imagine um objeto “equivalente ao universo, à semelhança dos talismãs antigos”. Será algo poderoso, desenvolvido por uma civilização alienígena? Será algo inescapável, capaz de provocar uma fenda espaço-temporal? Segundo Italo Calvino, trata-se de algo acessível e presente em muitas estantes: é assim que o autor descreve um livro clássico.

Em sua apaixonada defesa à leitura, Por que ler os clássicos (Companhia das Letras, trad. Nilson Moulin), Calvino aponta que clássicos são livros que exercem uma influência cultural significativa e mimetizam-se como inconsciente coletivo ou individual. Convida-nos à leitura e à releitura, pois quando se lê um livro na juventude e depois na maturidade se desfruta de um livro distinto, experimentam-se outros sabores.

A partir das ideias de Calvino, como podemos refletir sobre os clássicos internacionais da ficção científica?

Leia na íntegra

 

Imagem: Wired

Related Posts

UA-4597471-4