
– Buenos Aires tem uma livraria em cada esquina. São tantas livrarias, que você vai visitar alguém e… uau, a pessoa tem a própria livraria dentro de casa!
Ouvi essa piadinha em diferentes formulações de meus amigos porteños. Daí não achei de mal tom apresentar assim um projeto que me emocionou bastante e me fez pensativa: a livraria Mi Casa.
A livraria Mi Casa é um projeto incrível capitaneado pela poeta Nurit Kasztelan. Que teve a ideia maravilhosa de montar uma livraria dentro de sua casa. Uma livraria de verdade. Com lançamentos, tendências, coleções impressionantes de poesia, uma sessão de plaquetes e outros formatos experimentais, prosa contemporânea. Tudo catalogado, organizado.
O atendimento é baseado no conhecimento mútuo. Em uma vizinhança tranquila e perto do metrô Malabia, os clientes tocam a campainha e passam por sua antessala (dali você pode vislumbrar a mesa de jantar), cruzam um pequeno pátio, sobem uma escada e lá estão, entre estantes brancas e bem iluminadas. O destaque fica para as numerosas edições de poesia recente argentina.
Por um minuto, você não acha que aquela livraria maravilhosa possa estar dentro da casa de alguém. O minuto passa rápido. Nurit conhece a cada um dos livros, passa dicas de leitura, comenta deste e daquele livro. Mostra traduções. As estantes, sua casa.
Sua gata persa recebe as pessoas.
Impossível não querer voltar.
Para saber mais:
Site da livraria: http://www.libreriamicasa.com.ar
Uma entrevista legal: http://www.revistadinamo.com/?p=5454
.
EM BREVE: quando estive lá, a Nurit organizou uma leitura de poesia em sua casa-livraria. Quero terminar de traduzir os poemas lidos na ocasião e fazer um post a respeito. Aguarda. Já providenciarei. Até pq a Nurit está de passagem pelo Brasil e não vou perder a deixa.