Tudo o que você já sabe

Elaborei um texto para a 4a edição da Revista Deriva no âmago do espírito de Tranquilas Tecnologias: Tudo o que você já sabe.

Com o editorial necessário de Fabiane Secches, Brasil 2019. Como chegamos aqui? – a revista é ilustrada lindamente por Sumaya Fagury e tem Thiago Thomé Marques como editor de arte. Esta edição consta com colaborações de Amanda Mont’Alvão, Christian Dunker, Cíntia Nogueira, Jarid Araes, Maria Clara Drummond, Naia Veneranda, Willson Franco.

.

Tudo o que você já sabe (início)

O futuro chegou

Já conseguimos nos comunicar ao vivo com alguém em outro hemisfério instantaneamente. Dos 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta Terra, ao menos 1 bilhão hoje consegue realizar uma ligação utilizando aplicativo de celular. Nem cheguei em casa e minhas vizinhas me alertaram pelo WhatsApp: uma ponte ruiu na Marginal Pinheiros em São Paulo. Pelos stories do Instagram, espio as travessuras da cachorrinha Pipoca em Campinas. Pelo Telegram, o amigo compartilha a dissertação de mestrado sobre literatura especulativa em Cuiabá.

Há uma felicidade no contato diligente, na manutenção de laços e no localizar pessoas que possuem os mesmos interesses específicos que os próprios ao redor do globo. Seria ingenuidade tremenda pensar que toda estas possibilidades não seriam tarifadas no sistema capitalista. Até agora, tudo o que paguei foi o boleto da Vivo pelo uso de uma linha de telefone.

É incômodo pensar: afinal de contas, quem paga por estarmos neste mundo das maravilhas? + leia o texto na íntegra

Related Posts

UA-4597471-4