especial sobre lília momplé

Tenho sempre imenso prazer em ler a Revista Literatas – Revista de Literatura Moçambicana e Lusófona. Quando leio o editorial, ouço a voz do Eduardo Quive, quando leio os poemas, ouço a voz do Mauro Brito, lembro do Izidro e por aí vamos, de volta a esta Maputo ensolarada.

O número atual é dedicado à Lília Momplé, grande dama da literatura moçambicana. Vibrei, ainda mais que também por ali encontro a excelente Ana de Sousa Baptista. Tive a oportunidade de conversar com a Lília (fotinha aí) e, sem dúvida, foi a mulher que mais me marcou. Uma fala mansa e bem segura.

– Quando as mulheres não escrevem, o país vai mal.

disse-me à época. A escritora é pouco conhecida no Brasil, acho humildemente. Por exemplo, o seu Neighbours, escrito em português e de ler numa sentada só, saiu até pela Penguin na linha “Penguin Classics”. Vai procurar se consegue comprar o livro por aqui… A Porto Editora publicou agora o livro em Portugal, vamos ver se chega até aqui…

Bem, a Revista Literaturas traz um conto para você ler, o Suhura, traz entrevistas, traz um ensaio da Zuleide Duarte, professora da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, um monte de coisa pra atiçar tua curiosidade e conhecer uma escritora que me mudou um tantinho aqui dentro.

Na foto tô com uma cara meio bizarra, mas dá pra ver alguns queridos do Movimento Kuphaluxa:
o Amosse Mucavele, eu, o Mauro Brito e o Japone Arijuane com pose filosófica. Ah, saudadinhas.

 

especial sobre lília momplé
Rolar para o topo